5 lições de crescimento pessoal a aprender com o ‘Divertidamente’

5 lições de crescimento pessoal a aprender com o ‘Divertidamente’

Desde que fez a sua estreia nos cinemas, em 2015, o filme de animação Divertidamente tem sido um sucesso entre os mais novos. Para quem já viu, sabe que a história relata a vida de uma menina chamada Riley que, perante uma grande mudança, começa a ter sentimentos muito confusos, sentimentos esses que são as principais personagens desta longa-metragem: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Repulsa.

Porém, este é muito mais do que um simples filme de animação infantil. Hoje falamos sobre cinco lições de crescimento pessoal a aprender com Divertidamente

 

1. Aceitar a tristeza é importante

Quantas vezes não fomos ensinados a reprimir os nossos sentimentos? Colocar um sorriso na cara e fingir que nada de mal aconteceu? Este filme mostra-nos que, apesar de ser fundamental focar-mo-nos em emoções positivas, é igualmente importante tirar algum tempo para digerir uma determinada situação que nos deixou deprimidos. Exprimir os nossos sentimentos é algo necessário para o nosso crescimento pessoal. Aceitar a tristeza é dar espaço a nós próprios para nos curarmos emocionalmente de algo que nos perturbou. Por isso, da próxima vez que se sentir triste não tenha medo de chorar. Lembre-se que somos todos humanos e a tristeza não faz de si mais fraco, antes pelo contrário.

2. Não leve a vida tão a sério

Esta é uma daquelas frases que já deve estar cansado de ouvir, mas não deixa de ser verdadeira. A vida é feita de imprevistos, por isso não vale a pena estar à espera de que corra tudo sempre de acordo com o que planeou. O humor é um ingrediente principal para manter a chama da alegria acesa. Saiba rir-se de si próprio e das suas limitações e não deixe a sua “ilha da brincadeira” morrer.

3. Cultive os seus hobbies

Percebemos logo no início do filme que uma das grandes paixões da Riley é jogar hóquei. No decorrer da história, a nossa heroína começa a duvidar das suas próprias capacidades e pondera até desistir do seu desporto preferido. Parece-lhe familiar? A verdade é que, quando enfrentamos determinados desafios na nossa vida é fácil sentir-mo-nos perdidos e desvalorizar aquilo que nos faz realmente feliz. Não deixe que tal aconteça. Cultive os seus hobbies e não desista das suas paixões. Afinal de contas, são estas actividades que nos mantêm à tona e que, de uma maneira ou de outra, fazem de nós quem somos.

4. Por vezes é preciso pedir ajuda (e não faz mal!)

Nos dias de hoje, somos cada vez mais encorajados a compactuar com um sistema de competição, em que cada um está por sua conta e o principal objectivo é estar um passo à frente dos restantes. Em Divertidamente, quando a Riley começa a sentir-se triste, rejeita a ajuda dos pais e prefere não falar sobre o que sente. Podemos considerar que este é um comportamento típico da pré-adolescência, mas a verdade é que, muitos adultos mostram receio em pedir ajuda, pois associam esta atitude a um sinal de fraqueza. Porém, saber pedir ajuda é uma ferramenta extremamente valiosa para o seu crescimento pessoal. Devemos relembrar de que não vivemos isolados, mas sim em comunidade e há sempre uma mão amiga pronta para nos auxiliar nos momentos mais difíceis.

5. Nem tudo o que é mau dura para sempre

No final do filme a Riley é já uma menina diferente. A nossa heroína teve de enfrentar os seus medos e aprender a lidar com as suas emoções para encontrar o seu final feliz. Quando estamos muito consumidos por uma situação desagradável é normal pensarmos que ela nunca vai acabar e que a desgraça durará eternamente. Porém, nem tudo o que é mau dura para sempre. Por mais pizzas de brócolos amargas que a vida lhe traga, lembre-se de sorrir, pois melhores dias virão!

Texto redigido por: Andreia Esteves 

No Comments

Post A Comment